segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOVAS MEDIDAS DE AUSTERIDADE

O governo pensou: "Vamos dar um insentivo às empresas para criar mais emprego. E para isso vamos diminuir a contribuição para a Segurança Social das empresas. Mas como temos de reequilibrar as contas para a Segurança Social, preservando o futuro, pensões, reformas, acesso aos mais desprotegidos da sociedade, e reforço de verbas para o desemprego vamos também aumentar a contribuição para a Segurança Social dos trabalhadores". Que discurso tão bonito (not)
Segundo "os ensinamentos dirigidos aos gabinetes ministeriais" quer-se mexer na Taxa Social Única, porque o "Governo privilegia "o combate" ao desemprego com uma melhoria das condições de tesouraria das empresas."
Mas que bem... as empresas vão ficar tão contentes. Passam a pagar menos e por isso vão contratar pessoas, claro. Mesmo que não tenham mais vendas, mesmo que não tenham mais trabalho que o justifique.
A mim parece-me que as empresas só vão contratar mais pessoas quando tiverem mais trabalho, quando as vendas o justificarem, etc. Sou só eu que penso que o desemprego tem aumentado porque o consumo tem diminuido? Se calhar sim. E podem me explicar como é que vamos impulsionar a nossa economia diminuindo OUTRA VEZ o poder de compra dos portugueses?
Mas como o povo não percebe nada, o melhor é explicar que "as contribuições dos trabalhadores sobem, mas as contribuições das empresas descem". E isso é que importa!

Sem comentários:

As minhas palavras