terça-feira, 25 de outubro de 2011

OS JOVENS DE AMANHÃ

Adoro ouvir as conversas dos meus colegas! Acham-se tão cultos, tão cheios de valores... mas passam o dia a comentar a Casa dos Segredos 2 ou a falar mal de outro colega.
Hoje ouvia "aquela Cátia é tão burra!", "o pior é que isto são os nossos jovens, o nosso futuro".
Eu não sigo o programa mas vejo às vezes e do que sei a Cátia parece burra. Mas aquilo é um jogo, um reality show, vale pelo que vale. Até pode ser realidade mas também pode ser jogo dela. E parece-me a mim que quem passa o dia a comentar a estupidez da outra não é mais inteligente! Além disso, quando os meus colegas eram jovens eram todos inteligentes? Não havia burros? Pois, claro que não devia de haver...
Eu sou jovem e não concordo com generalizações. Infelizmente o que eu acho é que há perda de valores na nossa sociedade mas de quem é a culpa? Se a geração deles é melhor é graças aos nossos avós. Se a nossa é pior é graças a eles! Claro que cada caso é um caso.
Acredito que a educação que os meus pais me deram é boa. Fizeram-me dar valor ao que tenho e a trabalhar/ esforçar-me para alcançar o que quero. Mas há por aí muita gente que teve tudo e mais alguma coisa sem esforço nenhum e, pior que tudo, estiveram a maioria do tempo sem a presença dos pais. E hoje acham que têm de sair da faculdade e ter logo um trabalho XPTO em que ganhem rios de dinheiro. E se não conseguirem o que fazem? Vão para a esplanada! E de quem é a culpa? Atenção que só enfia a carapuça a quem servir!
Mas como não concordo com generalizações, felizmente existem casos, na minha geração, em que os jovens vão à luta, se não conseguem trabalho no nosso país partem à descoberta do mundo. E também ouve-se casos de novos empreendedores que decidiram arriscar e são hoje um caso de sucesso!
E para terminar deixo uma reflexão. Se hoje o nosso país está como está (desemprego, violência, miséria, etc) é graças ao que foi feito no passado, pelos adultos de ontem e os de hoje e não pelos jovens de amanhã, certo?

Sem comentários:

As minhas palavras