quinta-feira, 11 de março de 2010

ISTO ANDA MAU... #1

Anúncio para Emprego (ou não)

Perfil do candidato:
- Licenciatura
- Nunca tenha feito descontos para a segurança social ou pelo menos durante o último ano (porque é para estágio pago pelo iefp)
- Entre os 25 e os 30 anos
- Experiência entre 1 a 3 anos em funções semelhantes
- Para além do Inglês fluente, deve saber Francês e Espanhol
- etc

É que só aparece este tipo de anúncios!
Mas por amor de Deus...

Infelizmente agora os Estágios não são só para quem acabou recentemente a faculdade, agora para se fazer um estágio é necessário ter também alguma experiência na área.

No tempo em que as coisas não estavam assim tão mal, os recém licenciados realizavam estágios para ganharem experiência e assim conseguirem mais facilmente um trabalho. Agora para fazer um estágio é preciso já ter experiência.
Eu pergunto: E como é que conseguimos ter experiência?
Resposta: Pedindo (e pagando) às empresas para trabalhar!
Mas espera, isso já acontece! Vejo imensos anúncios para estágios não remunerados em que pedem este mundo e o outro (e de preferência com experiência)... E como as pessoas têm que pagar pelo menos os transportes, no fim de contas estão a pagar para trabalhar!

Claro que tudo isto só acontece porque as pessoas estão desesperadas e por isso vão se sujeitando. Posso trabalhar noutra área e com outros horários mas pagar para trabalhar é que não!

Infelizmente o que dita o mercado é a lei da oferta e da procura. E como há imensa procura...

Se não quiser há quem queira!
Por isso veja lá... Tem de trabalhar das 9h às 22h, de segunda a sábado e durante o 1º ano não tem férias! Tem de fazer o seu trabalho e para além disso tem de vender e lavar o chão!
O almoço é das 13h às 15h mas como é muito tempo o melhor é ficar a trabalhar pelo menos uma hora para despachar trabalho!
Então o que me diz? Aceita??

Atenção: em momento algum do meu texto eu me referi aos estágios curriculares.

1 comentário:

Atena disse...

Eu quando acabei a universidade ´nunca sequer pus a hipotese de trabalhar de borla!!

Era o que mais me faltava!!!
Sou completamente contra!!
Conheço mt boa gente que andou assim 1 ano e mais e dps no fim foram mandados embora!!

Prefiro ir para um shopping!!!!

Bjito*

As minhas palavras